Jô Oliveira é o homenageado do 2º EnQuadrinhos

jo-oliveira-face300dpi

O primeiro palestrante confirmado no nosso encontro é também o homenageado desta edição! O II EnQuadrinhos homenageará Jô Oliveira, ilustrador, quadrinista e jornalista pernambucano radicado em Brasília.

Jô Oliveira iniciou sua produção ainda nos anos 1970, na Europa, quando teve seus trabalhos publicados na França , Alemanha, Espanha, Itália, Grécia e Dinamarca. Sua arte, cuja mistura de quadrinhos com a xilogravura da literatura de cordel produz impacto visual inconfundível, chegou a importantes publicações como a italiana Alter Linus, a argentina Crisis e, no Brasil, figuraram primeiro na Versus e Balão.

Dentre suas incursões pelas HQs, destaca-se ainda “Hans Staden – um aventureiro no novo mundo”, publicada de modo seriado na revista italiana Corto Maltese (1989) e compilada em um só volume no Brasil pela Conrad (2005). Ilustrador prolífico, Jô produziu dezenas de capas, selos postais e livros infanto-juvenis, sempre inspirados na tradição popular e no imaginário nordestino brasileiro. Em 2004, recebeu o prêmio de Grande Mestre dos Quadrinhos pelo troféu HQMix.

Jô Oliveira fala ao público do EnQuadrinhos na tarde do dia 04 de setembro, no Teatro da Caixa Cultural Brasília.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s