Normas para pôsteres

O II EnQuadrinhos receberá resumos de pôsteres acadêmicos e artísticos de proponentes ligados ao ensino superior. Após a aprovação dos resumos, os proponentes devem confeccionar um arquivo digital do conteúdo do pôster e enviar para o e-mail enquadrinhos@gmail.com. Uma vez enviado o pôster, bem como paga a taxa de inscrição, a organização do EnQuadrinhos fica responsável pela produção dos pôsteres para exibição em painéis durante o evento.

O arquivo digital do pôster deve ser enviado no formato PDF, atentando para o gerenciamento das cores em CMYK (cores para impressão). Além disso, a submissão do pôster deve obedecer as seguintes normas:

– Deverão estar expostos com clareza no pôster: título, autores e instituição de origem na parte superior, com o logotipo da respectiva instituição.

– O EnQuadrinhos está aberto ao recebimento de dois tipos de pôsteres, o Pôster Acadêmico e o Pôster Artístico:

– Os pôsteres acadêmicos abordam uma representação visual de um problema de pesquisa relacionado ao tema do evento. Em outras palavras, carregam o conteúdo semelhante a artigos, mas apresentados de maneira sucinta e auxiliados por conteúdo imagético. Os pôsteres acadêmicos devem obedecer as medidas de 105cm de altura e 80cm de largura, obedecendo a orientação de retrato (vertical). O corpo de texto deve ser redigido com fonte UnB Pro (acesse aqui), em corpo 14, e os títulos devem ser redigidos UnB Pro Bold corpo 22. Nesta modalidade, é obrigatório o vínculo (discente ou docente) do(s) autor(es) com uma entidade de ensino superior. 

– Os pôsteres artísticos são o espaço de apresentação de projetos de produção em quadrinhos encabeçados por artistas ligados a alguma instituição de ensino superior. O objetivo é mostrar a produção de Histórias em Quadrinhos realizadas por criadores ligados ao ensino superior. Os pôsteres devem obedecer as medidas de 105cm de altura e 80cm de largura, mas o conteúdo é livre de formatação, desde que apresente material artístico de produção inédita. A participação nesta modalidade é livre, podendo o(s) autor(es) ter ou não vínculos com uma entidade de ensino superior.

– Uma vez aprovado seu resumo, o proponente tem até o dia 12 de agosto de 2017 para enviar o pôster completo para enquadrinhos@gmail.com. No assunto do e-mail, deve constar a palavra “PÔSTER”, seguida pelo Eixo Temático ao qual se encaixa e ainda o nome completo do autor (por exemplo: PÔSTER – Quadrinhos e Ciência – João Batista Oliveira). O arquivo digital anexado ao e-mail deve ser nomeado da mesma forma.

– O pôster impresso deve ser apresentado ao público no dia 04 de setembro de 2017 por, no mínimo, um de seus responsáveis em um horário pré-determinado para apreciação geral e avaliação por parte da comissão científica.

– É obrigatório que o autor responsável pela inscrição forneça os seguintes dados: Título do Trabalho e nome de todos os autores com seus respectivos vínculos institucionais. Estes dados serão utilizados para confecção do certificado. O preenchimento incorreto é de inteira responsabilidade dos autores, e não implicará em troca de certificados posteriormente.

 

Galeria de pôsteres – I EnQuadrinhos

A seguir, alguns dos pôsteres apresentados na primeira edição do EnQuadrinhos, em 2015.

 

DANDARAPALANKOF

A nova representação LGBT nos quadrinhos de super herói. Autoria: Dandara Palankof  e Cruz (UFPB)

 

MORGANABOESCHENSTEIN

No jardim suspenso. Autoria: Morgana Boeschenstein (UnB)

 

VINICIUSBARBOSA

Reflexões sobre a identidade nacional palestina no jornalismo em quadrinhos de Joe Sacco. Autoria: Vinícius Pedreira Barbosa da Silva (UnB)